Animais em extição da Caatinga

      A Caatinga é um ecossistema rico e diversificado, e que apesar de ocupar até 11% (o que equivale a quase 850 mil quilômetros quadrados) do território do Brasil ainda foi pouco estudado.
         No entanto, apesar de não existirem muitos estudos sobre esta formação natural, a caatinga está seriamente comprometida: cerca de 80% da extensão da caatinga já foi alterada pela ação do homem.
        A região do Brasil que abriga a maior parte da Caatinga é o Nordeste, mas esta formação vegetal passa pelos estados desde o Maranhão até Minas Gerais.
       Como recursos da Caatinga que são explorados pelas pessoas estão a água, madeira e outros vegetais, que abastecem uma população de aproximadamente 27 milhões de pessoas.
       As medidas de proteção à caatinga ainda são poucas, tanto que apenas 1% da extensão deste ecossistema é protegido por reservas ambientais. Isso se dá em parte pela crença de que a caatinga não abriga grande biodiversidade, e que é um erro muito grande. A caatinga abriga diversas espécies animais e vegetais importantes, mas que não foram devidamente estudados ainda.O pior é que essas espécies estão prestes a se extinguir. Conheça algumas:

- Ararinha-azul

É uma ave exótica que está desaparecendo devido ao tráfico de aves. No total existem apenas 100 exemplares em cativeiro, sendo que a maioria está fora do Brasil.
O problema é que a destruição do habitat natural da Ararinha-azul dificulta a reprodução da espécie, que está seriamente ameaçada de extinção.

- Gato Maracajá

Este belo animal entrou em extinção devido a caça que sofria, pois sua pele era usada para confecção de casacos.
Além de ser caçado devido a sua pele, o gato maracajá também era caçado por traficantes de animais silvestres. E seu habitat está sendo destruído, prejudicando a reprodução da espécie.

- Bicho Preguiça

Está ameaçado de extinção na fauna da caatinga, pois sua população diminuiu devido ao tráfico de animais silvestres. Como sua alimentação é baseada nas folhas das árvores, o animal é bastante prejudicado devido ao desmatamento ocorrido na região.
É importante que as pessoas se dêem conta da necessidade de preservar este ecossistema tão rico, pois várias espécies animais e vegetais dependem dele.
Algumas plantas como o velame por exemplo, que é eficiente para combater a febre, podem ser utilizados na medicina como alternativa a remédios existentes.
Utilizar a diversidade da caatinga em projetos artesanais poderia trazer benefícios para a população e a ajudar a preservar a região.