sexta-feira, 13 de maio de 2011

A caatinga Brasileira



A Caatinga é uma área coberta por vegetal verdadeiramente brasileira, isto é, própria da região, sendo que não são encontradas em nenhuma parte do mundo. Originalmente, essa vegetação cobria uma área equivalente a 11% do território nacional, isto é, cerca de 734.478 km², sendo encontrada nos Estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Sergipe e no Norte de Minas Gerais. Na caatinga estimasse a existência de 2.000 a 3.000 espécies de vegetais.

É uma vegetação característica do clima semiárido, onde com a penúria de água, as plantas que compõem a caatinga são xerófilas (organismo adaptado à vida num meio seco), sendo que se percebermos a cácteas ao invés de folhas possuem espinhos para que haja uma diminuição de evapotranspiração (perda de água do solo por evaporação), entretanto, as caducifólias plantas que numa certa estação do ano perdem suas folhas, realizam este processo para não haver perda de água.
De uma forma geral, os vegetais que compõem a caatinga contam com folhas atrofiadas que permite enfrentar extensos períodos sem chuva. Nos dias atuais, existem apenas 50% original da vegetação, sendo que algumas áreas da caatinga que foram degradas estão sofrendo o processo de desertificação, isto é, a formação de “desertos” entre as vegetações originais. A economia na caatinga é constituída através da agropecuária, entretanto, é obtido baixa produtividade, e com a falta de técnicas para com o solo o home causa impactos neste ecossistema.

Um comentário: